Publicações · ARTIGOS ONLINE

Certificação profissional ABPJ

Psicologia Jurídica é uma disciplina científica que estuda as relações entre o comportamento, processos mentais e aspectos legais. Tendo em vista a complexidade da natureza de seu objeto de estudo é uma área que conta com a contribuição de profissionais de vários campos de conhecimento. A importância da natureza interdisciplinar da área foi elucidada em um consenso recentemente publicado por grandes nomes da Psicologia Jurídica brasileira de diferentes formações.

No contexto acadêmico, o interesse em Psicologia Jurídica também pode ser verificado, nos últimos 20 anos, com incremento nos cursos de Psicologia pelo País, demonstrando o interesse de profissionais pela atuação na área. Se por um lado tal crescimento tem levado a um aumento significativo da quantidade de pessoas atuando em Psicologia Jurídica no País, ainda não existem procedimentos metodológicos capazes de identificar, caracterizar, magnificar e regulamentar os aspectos fundamentais da formação profissional na área. Os cursos de graduação são insuficientes na grade curricular para apresentar panorama da área, sendo a mesma realizada em cursos de longa duração na pós-graduação Latu ou Stricto Sensu que se proliferam no contexto presencial e a distância. Com o intuito de reconhecer e certificar os profissionais devidamente capacitados para atuação na área multidisciplinar de Psicologia Jurídica, esclarece o presidente da ABPJ João C Alchieri, a proposta de criação do Certificado de Psicologia Jurídica da ABPJ se faz necessária.

O presente certificado não é equivalente e não substitui os títulos de especialista fornecidos pelos conselhos de classe ou mesmo os acadêmicos (Especialização, Mestrado ou Doutorado).

O objetivo do Certificado de Psicologia Jurídica da ABPJ relaciona-se à necessidade de certificação periódica da qualidade da atuação profissional envolvido na área, com base na Educação Continuada de seus associados. Cabe destacar que a iniciativa de processos de certificação também foi proposta por outras áreas do conhecimento e funciona como uma ferramenta de aferição da qualidade dos serviços e pesquisas que são oferecidos à comunidade brasileira.

A formação profissional em Psicologia Jurídica é multi e interdisciplinar e atualmente evidente em nível de pós-graduação, ou seja, mista com modelo acadêmico. Não existe uma formação específica na graduação, a qual constitua um pré-requisito. Tem havido nos últimos anos um aumento expressivo na quantidade de cursos de atualização e especialização, sem que a qualidade da formação fornecida por eles seja avaliada. É considerado, portanto, oportuno que os profissionais atuando na área multi e interdisciplinar de Psicologia Jurídica tenham sua atuação técnico científica reconhecida e certificada. É importante frisar que o Certificado de Psicologia Jurídica não corresponde a um título de especialista, mas sim, a uma certificação quanto ao nível e qualidade de atuação profissional e renovado periodicamente (5 anos) por meio da produção técnico científica do profissional filiado a ABPJ.

Baixar a apresentação